Aluguel de energia solar: condomínio em Salvador é o primeiro a usar sistema – Radar Imobiliário

Aluguel de energia solar: condomínio em Salvador é o primeiro a usar sistema – Radar Imobiliário

Com reajuste médio de 6,22% para as tarifas de energia na Bahia, válida a partir deste mês, muitos empreendimentos estão adotando sistemas inovadores para reduzir custos.

Um condomínio situado na capital baiana, no bairro do Itaigara contratou um sistema que não é necessário a instalação de placas fotovoltaicas para produção de energia solar.

Através de uma usina fotovoltaica, a empresa baiana Terra do Sol aluga, sem cobrança, as placas instaladas em uma área de uma fazenda na cidade de Ibotirama, e em troca os clientes recebem descontos na fatura mensal da distribuidora de energia. Ressaltar que essa é a primeira fazenda de energia solar a entrar em operação na Bahia.

Veja como funciona:

Ao invés de utilizar a energia elétrica da Coelba ou ter que investir em placas solares, os empreendimentos podem alugar energia solar da fazenda, e sem nenhum investimento. Além da economia de dinheiro, o local gera valor por consumir uma energia limpa, o que pode o enquadrar no perfil de negócio sustentável. E consequentemente conseguir benefícios governamentais.

Outros benefícios da locação, é que o aluguel é definido sem levar em consideração as bandeiras. Se porventura houver uma bandeira amarela, ou vermelha 1 ou 2, o cliente estará economizando mais ainda.

1 – Os painéis solares localizados na Fazenda Solar Terra do Sol, convertem a luz do sol em energia elétrica, enviando para o inversor.

2 – A energia gerada passa pelo inversor, segue para o medidor, em seguida passa pela subestação e por fim é enviada para a rede elétrica.

3 – A concessionária de energia elétrica distribui a energia para as unidades de consumo.

4 – A partir daí você pode utilizar a energia normalmente, em quantas unidades consumidoras quiser, desde que estejam com o mesmo CNPJ ou CPF e dentro da mesma área de atuação da concessionária.

Sustentabilidade

Ao usar energia solar, outras fontes como as usinas térmicas ou os combustíveis fósseis, bem mais poluentes, não são usados. A geradora fotovoltaica não gera resíduos nem poluição.

 

Fonte: http://www.portalradarimobiliario.com.br/noticia/25939,aluguel-de-energia-solar-condominio-em-salvador-e-o-primeiro-a-usar-sistema.html

Deixe uma resposta

Fechar Menu